0

O Sol  é uma estrela. A mais próxima da Terra e a que assegurou as condições necessárias de vida deste planeta.

Quando nos referimos ao Sol automaticamente o culpamos por acelerar o envelhecimento precoce e causar cancro de pele, por isso hoje é considerado mais um inimigo que um amigo, no entanto pode contribuir e muito para a saúde, pois inúmeros são seus benefícios.

O Sol presenteia diversos poderes terapêuticos considerados fundamentais para nossa saúde e bem-estar, como a substância colecalciferol que se encontra em grande quantidade na nossa pele, esta substância quando ativada pelos raios ultravioletas transforma-se na vitamina D, fundamental para o bom desenvolvimento dos ossos e dentes, pois promove a absorção de cálcio pelo nosso organismo.

No que respeita ao nosso cérebro, existem pesquisas que comprovam que o Sol também é capaz de promover o bom humor, favorecendo-nos uma sensação de bem-estar, melhorando inclusive nossa disposição o que se reflete num melhor estado de saúde. É um grande aliado no combate à depressão. O Sol ajuda na nossa autoestima.

O mesmo Sol que é revigorante pode ser drasticamente prejudicial, provocando danos que vão desde as queimaduras, passando pelo envelhecimento prematuro da pele, conhecido como fotoenvelhecimento. Podendo levar até a morte, causada pelo tipo mais grave de cancro de pele, como o melanoma.

Alguém pode negar que uma pele bronzeada além de ser a cara do verão é muito mais sensual?

No entanto temos que ter cuidados acrescidos para que o Sol seja Um Amigo:

  • Saiba que se expõe aos raios ultra-violeta (UV) não só quando apanha sol na praia, mas também quando pratica um desporto ao ar livre, faz jardinagem ou caminha ao ar livre.
  • Não deve expor-se ao sol em excesso, use sempre um protetor com filtro solar e não se exponha das 11 às 16 horas.
  • Não esquecer o protetor solar nos dias nublados.
  • Não use bronzeadores caseiros.
  • Use um chapéu, uma camisa ou t-shirt de cor escura e óculos quando estiver ao sol. Se estiver que se expor ao sol, por razões profissionais ou lúdicas, utilize manga comprida que cubra os antebraços.
  • 30 m antes de ir para a praia ou piscina aplique um creme protetor com um fator de proteção igual ou superior a 30. Repita as aplicações de 2 em 2 horas e após o banho, mesmo que o protetor seja à prova de água.
  • Conserve os bebés longe do sol e ensine a proteção solar às crianças desde muito cedo. No 1º ano de idade, as crianças não devem ser expostas diretamente ao sol. Uma queimadura solar na infância duplica o risco de mais tarde se desenvolver um cancro de pele.
  • Evite queimaduras solares e escaldões.
  • As pessoas ruivas, as loiras, com sardas e muitos sinais, devem proteger-se com maior rigor.
  • Planeie as atividades, ao ar livre para a manhã ou fim da tarde.
  • É indispensável utilizar óculos de proteção, particularmente as crianças e pessoas de olhos claros.
  • Consumir frutas, legumes e beber muita água é importante para a proteção da pele.
  • Proteja a sua pele, os lábios e os olhos do excesso de sol.

 

O Sol é indispensável à vida use o em doses moderadas.

 

Enfª Carmo Carnot

Diretora Técnica da GentilCare

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *