0

As nossas mãos são a estrutura do nosso corpo mais utilizada no contato direto com os outros.

Com elas nós nos cumprimentamos, afagamos os nossos entes queridos, mexemos no comer, dinheiro entre outras coisas, logo constituem um dos principais veículos de transmissão de doenças. No ato de lavar as mãos reside a mais importante profilaxia contra a possibilidade de disseminar possíveis doenças.

Todos os anos milhares de pessoas são afectadas por doenças causadas pelo contacto direto das mãos. Nesse intuito a Organização Mundial de Saúde achou que deveriam ser realizadas campanhas que abrangessem não só os profissionais de saúde, mas toda a população com a intenção de diminuir a disseminação de algumas doenças, como as gripes e outras infecções do foro respiratório, as doenças gastrointestinais que muitas vezes se manifestam por vómitos e diarreia,  assim como algumas infecções cutâneas, entre muitas outras situações.

Apesar de ser uma questão conhecida há muito tempo a OMS, instituiu no ano de 2007 o dia 5 de maio como o dia Mundial da Higienização das Mãos, como primeiro desafio global, a campanha “Salve Vidas: Higienize as Mãos”, esta muito virada para os profissionais de saúde, mas como já vimos é um problema que nos abrange a todos. Porquê da escolha deste dia temos na mão 5 dedos, logo associamos ao mês 5 e ao dia 5, para que todos tomemos em atenção que está nas nossas mãos reduzir a probabilidade de sermos disseminadores de possíveis doenças.

Mas depois de tudo isto quando devemos lavar as nossas mãos:

  • Antes de manusear ou consumir alimentos;
  • Antes e depois de visitar pessoas doentes ou acamadas;
  • Depois de ir à casa de banho;
  • Depois de espirrar, tossir ou assoar o nariz;
  • Após mexer em objetos potencialmente sujos ou contaminados;
  • Após entrar em contacto com animais;
  • Sempre que as mãos estiverem visivelmente sujas.

E como devemos higienizar as nossas mãos:

A correta higiene das mãos é feita com água corrente, sabonete e algo para enxugar a pele. As bactérias são removidas por ação mecânica, ou seja, é necessário esfregar as mãos. Também o álcool gel que se vende em qualquer supermercado ou farmácia, é eficiente para uma higienização correta, esta modalidade tem a vantagem de se poder realizar em qualquer local .

Devemos ser agentes de mudança criar o bom hábito de higienizar as mãos é prevenir situações causadoras de doenças.

Enfª Carmo Carnot

Diretora técnica da GentilCare

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *