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O corpo humano tem uma validade. Assim, para quem já passou dos 60 anos, a estrutura corporal já sofreu bastes alterações, exigindo uma maior qualidade na alimentação.

É imprescindível manter a massa muscular e prevenir o aparecimento de doenças como a diabetes, hipertensão, osteoporose ou outras.

Neste artigo apresentamos-lhe algumas boas práticas de uma alimentação saudável nesta idade, e aconselhamos que visite um profissional de nutrição nu nosso espaço GentilCare caso necessite de uma orientação personalizada.

Alimentos naturais sempre

A idade avançada pode levar a uma falta de habilidade ou condições para cozinhar. Como resposta a esta situação surge o aumento do consumo de produtos embalados ou pré confecionados que nao garantem as vitaminas necessárias ao organismo e contém químicos nocivos para a saúde.

Opte sempre pela confeção doméstica com frutas, vegetais e legumes naturais, um serviço disponível no nosso Apoio Domiciliário.

Priorize as proteínas, fibras e ómega 3

Os alimentos ricos em fibra ajudam no controlo da glicose, redução do colesterol e na prevenção do cancro, e aumentam a sensação de saciedade, um papel fundamental na manutenção do peso.

O consumo de peixes ricos em ómega 3, pelo menos, uma vez por semana, auxilia na prevenção e controlo de várias doenças, como diabetes, artrites, entre outras.

As proteínas provenientes de carnes vermelhas são excelentes para combater a anemia. Muitos idosos perdem massa magra, que pode ser mantida por meio da ingestão de carnes com baixo teor de gordura. O consumo de carnes garantirá, ainda, a ingestão de zinco, responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico.

Comer devagar e sem excessos

Ao comer devagar, a fome será saciada com mais rapidez e o processo de digestão será bem mais saudável, sem aquele famoso cansaço após uma refeição. Mastigar bem os alimentos também ajuda à digestão e evita engasgos ou aspirações durante a refeição.

Evitar os excessos é uma prática a levar em conta durante toda a vida, mas em idade avançada contribui para a manutenção do peso e também da saúde, tendo em vista que vários abusos ao longo de um período de tempo podem representar a causa de problemas irreversíveis, como diabetes, hipertensão, problemas no coração.

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