fbpx
0

Já alguma vez ouviu falar em tosse crónica? 

A tosse é um dos sintomas mais frequentes pelo qual os doentes procuram um médico e caracteriza-se por um mecanismo de defesa com o objetivo de eliminar materiais inalados e retirar excesso de muco.

A duração da tosse é um fator a ter especial atenção.

O que é tosse crónica?

É considerada tosse crónica quando esta persiste por mais de oito semanas nos adultos ou mais de quatro semanas nas crianças e caracteriza-se por ser, geralmente, resultado de um problema médico em que possa estar envolvido mais do que uma causa estando, por este motivo, frequentemente associada a patologias crónicas. 

Causas da tosse crónica

Em mais de 80% dos doentes estão presentes múltiplas causas no aparecimento da tosse crónica. As causas mais frequentes são a asma, o síndrome de rinorreia posterior (SRP), a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC),  a doença de refluxo gastroesofágica (DRGE) e o uso de inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA). 

A tosse crónica pode também ocorrer na presença de infeções fúngicas do pulmão, infeções por tuberculose, por via de infeção pulmonar ou por micobacterias não tuberculosas. Ser fumador ou ex-fumador é também um dos principais fatores de risco para a tosse crónica. 

Sintomas da tosse crónica

Este tipo de tosse pode existir simultaneamente com outros sinais e sintomas, nos quais se podem incluir:

  • Nariz obstruído;
  • Gotejamento pós nasal (sensação de líquido a escorrer para a garganta)
  • Dor;
  • Rouquidão;
  • Falta de ar;
  • Azia;
  • Expetoração com sangue (hemoptise).

Complicações

Ter uma tosse persistente pode diminuir-lhe bastante a qualidade de vida pois, para além do incómodo, pode interferir no seu sono e deixá-lo exausto. Em casos mais graves, a tosse crónica pode causar vómitos, tonturas, incontinência urinária e até fraturas de costelas.

Diagnóstico e tratamento

Seja preciso na forma como comunica com o seu médico. Uma narrativa clínica detalhada como uma descrição pormenorizada acerca dos seus sintomas, informação sobre problemas médicos ativos ou passados seus ou da sua família, informações relativas aos medicamentos, vitaminas e suplementos alimentares que tome, ou, se for o caso, o seu histórico de tabagismo são dados fraturantes e decisivos na hora de executar o diagnóstico. O médico pode ainda solicitar análises e exames como raios-x, tacs, provas funcionais respiratórias, análises laboratoriais e exames endoscópicos que lhe permitam obter um diagnóstico mais completo e aprofundado. 

A tosse crónica é uma situação clínica bastante frequente e geralmente desaparece quando o problema subjacente é corretamente medicado.

Por isso já sabe. Se tiver uma tosse que se prolongue por semanas, especialmente se expelir expetoração ou sangue, que lhe perturbe o sono ou que afete o seu trabalho, fique atento e consulte o seu médico.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *