Hoje é Dia Internacional do Riso e não podemos deixar de lhe dar 7 boas razões para o fazer diariamente. Uma gargalhada é o melhor remédio que podemos ter.
Diminui a pressão arterial
Foi através de um estudo da escola de medicina da Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos, que se descobriu que rir diminui a pressão arterial, enquanto o estressa a aumenta.
Um grupo de 20 voluntários saudáveis, assistiu a um filme que causasse stress e, depois um filme de comédia, para analisar a resposta dos vasos sanguíneos.
Combate as rugas
Com uma simples risada está a movimentar 12 músculos faciais, numa boa gargalhada 24 músculos faciais, e quando conversa e ri ao mesmo tempo, então, são 84 músculos. Todo esse exercício facial estica a pele, retardando o aparecimento de rugas.
Melhora a autoestima
Se sorrir já trás efeitos benéficos para a sua saúde mental, rir trás muito mais. Existe mesmo a Terapia do Riso, capaz de levantar a auto estima dos pacientes, deixando-os mais confiantes.
O ato de rir traz uma série de sensações agradáveis e ajuda a eliminar sensações negativas, como tristeza e, até mesmo, depressão.
Ajuda à digestão
Quem nunca ficou com uma dorzinha abdominal de tanto rir? Isso é porque os músculos que são mais estimulados quando rimos são os abdominais. Esses movimentos fazem uma espécie de massagem no nosso sistema gastrointestinal, melhorando a digestão.
Fortalece o sistema imunológico
Durante uma sessão de gargalhadas, os níveis de cortisol e adrenalina diminuem, e o nosso cérebro passa a produzir endorfina. Isso faz com que o corpo consiga produzir mais células de defesa, fortalecendo o sistema imunológico e protegendo o organismo contra doenças.
Limpa os pulmões
Quando damos uma boa gargalhada, a absorção de oxigênio pelos pulmões aumenta. Inalamos mais ar e, com isso, a expiração também fica mais forte. Este exercício permite que haja uma maior ventilação pulmonar, e o excesso de dióxido de carbono e vapores residuais é rapidamente eliminado, deixando os pulmões mais fortes e limpos.
Aumenta os níveis de colesterol bom
A Universidade Loma Linda acompanhou 20 pacientes com altas taxas de colesterol ruim no sangue, todos eles medicados. Metade dos pacientes apenas continuou com o tratamento, a outra metade, além de tomar a medicação, assistiu a filmes de comédia diariamente, durante 30 minutos. Após um ano, o grupo que foi estimulado a rir elevou seus níveis de HDL, o bom colesterol, até 26%. No grupo de controle o aumento foi de apenas 3%.